Em vitória do governo brasileiro, EUA flexibilizam tarifas sobre produtos do Brasil
- Herbert Santos de Sousa
- 20 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2025

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta (20/11) a inclusão de mais de 240 itens brasileiros em uma lista de exceções às sobretaxas aplicadas ao país, medida que beneficiou produtos como carne bovina, café, açaí e cacau. A decisão vale para mercadorias que ingressaram no mercado americano a partir de 13 de novembro e ocorreu após o encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, quando o tema das tarifas foi discutido diretamente.
A medida beneficia diretamente produtores brasileiros e importadores americanos, podendo também ajudar a reduzir a inflação de alimentos nos EUA.
A resiliência da economia brasileira, a capacidade de encontrar novos mercados e o impacto da inflação de alimentos nos EUA reforçaram a necessidade de abertura de negociações diplomáticas entre Brasília e Washington.
O desfecho positivo desta negociação coloca o Brasil em posição estratégica e pode gerar novas oportunidades comerciais para o agronegócio e outros setores exportadores.


Comentários